Os resultados iniciais do estudo IBIS-II (International breast cancer intervention study II), duplo-cego, randomizado, placebo-controlado apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium 2013 (SABCS 2013) mostraram que a terapia anti-hormonal anastrozol pode ser uma nova opção eficaz para a prevenção do câncer de mama entre as mulheres na pós-menopausa com alto risco de desenvolver a doença. O anastrozol é uma droga que impede o organismo de produzir estrogênio, e há mais de dez anos tem sido usado para tratar mulheres na pós-menopausa com câncer de mama receptor hormonal positivo.

Entre 2003 e 2012 Jack Cuzick, chefe do Cancer Research UK Centre for Cancer Prevention e colegas inscreveram no estudo 3.864 mulheres pós-menopausadas com risco aumentado para o desenvolvimento de câncer de mama. Entre as participantes, 1.920 foram distribuídas aleatoriamente para anastrozol por cinco anos e 1.944 para placebo. Após um seguimento médio de pouco mais de cinco anos, os pesquisadores descobriram que as mulheres que fizeram uso do anastrozol tiveram 53% menos probabilidade de desenvolver câncer de mama em comparação com mulheres atribuídas ao placebo. Além disso, poucos efeitos colaterais foram relatados, a maioria pequenos aumentos de dores e dores musculares, e as ondas de calor.

“Duas outras terapias hormonais, tamoxifeno e raloxifeno, são usados por algumas mulheres para prevenir o câncer de mama, mas essas drogas não são tão eficazes e podem ter efeitos colaterais adversos, o que limita o seu uso”, explicou Cuzick.

Segundo o pesquisador, a ideia é continuar o acompanhamento dos participantes do IBIS-II Prevention por pelo menos 10 anos, para determinar se o anastrozol tem um impacto contínuo na incidência de câncer mesmo após a interrupção do tratamento, se reduz o número de mortes por câncer de mama, além de garantir que não existem efeitos colaterais adversos de longo prazo.

O estudo foi financiado pelo Cancer Research U.K., National Health and Medical Research Council of Australia, AstraZeneca e Sanofi-Aventis.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.