O câncer da pele é o tumor que mais atinge os brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Estimular a exposição solar segura na infância é muito importante, pois os especialistas afirmam que a exposição solar excessiva nessa faixa etária é um fator significativo no risco futuro de desenvolvimento do câncer de pele não-melanoma.

Para educar as crianças para a adequada exposição solar e os hábitos saudáveis de proteção no dia a dia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Estado de São Paulo (SBD-RESP) lançou no início do ano a Campanha “Sol, amigo da infância”. Para a campanha a SBD-RESP desenvolveu, com o apoio do cartunista Maurício de Sousa, o gibi “A pele e o sol com a Turma da Mônica”, contando uma história que conscientiza a criançada sobre a importância da proteção solar, ensinando sobre as camadas da pele e como ela é atingida pela exposição em excesso, além de orientações sobre como se proteger, o melhor horário para se expor ao sol, de forma divertida e lúdica.

Nessa primeira etapa da campanha serão distribuídos 500 mil exemplares. Quase 7 mil dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia em todo o Brasil receberão os gibis para distribuírem nos Hospitais, clínicas dermatológicas e serviços públicos. Num segundo momento a SBD-RESP pretende firmar parcerias com ensino escolar fundamental na rede pública e privada, hospitais infantis, creches públicas, clubes recreativos com piscinas, entre outros.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.