Com a chegada de setembro, já começam a ocorrer as primeiras movimentações em torno do Outubro Rosa. O evento, que já se tornou uma tradicional data de combate e alerta sobre o câncer de mama, deve repetir esse ano algumas das principais iniciativas que marcaram suas edições passadas, como a iluminação de monumentos públicos e corridas e caminhadas em diversas cidades do país.

Entre os monumentos que devem receber iluminação especial este ano estão o Cristo Redentor, o Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro (projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer), o Monumento às Bandeiras, em São Paulo, e o Elevador Lacerda, no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre o câncer de mama e levar a uma conscientização sobre a prevenção e combate a essa doença. As iniciativas são apoiadas por uma série de instituições de apoio aos pacientes, como a a Femama, a Fundação Laço Rosa e o Instituto Oncoguia, além de grandes empresas, como laborartório Roche.

Outras iniciativas

Recentemente, foi lançada outra campanha em torno do tema câncer de mama. O projeto Por Mais Tempo, focado na questão do câncer de mama metastático, procura lançar um movimento em pról da melhora do acesso aos tratamentos adequados a esse tipo de câncer. Os organizadores da campanha prepararam um documento que pode ser acessado e assinado aqui.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.