O teste de PSA para câncer de próstata em homens pode ter mais utilidade como um novo e necessário teste para câncer de mama, dizem pesquisadores norte-americanos.

Segundo Chien Chou, de Chang Gung University em Taoyuan, Taiwan, e colegas dizem que o PSA também é um potencial biomarcador para câncer de mama em mulheres. No entanto, níveis de PSA em mulheres saudáveis são geralmente tão pequenos que apenas testes ultrassensíveis podem medi-los.Para melhorar a detecção do PSA em mulheres, os pesquisadores construíram um biossensor de fibra ótica minúsculo usando nanopartículas de ouro e anticorpos de PSA para detectar e reportar os níveis de PSA via sinal fluorescente.

A sensibilidade do biossensor – sua habilidade para detectar níveis elevados de PSA em casos de câncer de mama – e sua especificidade, ou quão bem ele evita falsas predições de câncer de mama, são comparáveis àqueles encontrados quando se usa o PSA como biomarcador para câncer de próstata.

“Além disso, esses valores podem comparar favoravelmente com a sensibilidade e especificidade dos atuais métodos de rastreamento para câncer de mama, como exame clínico e mamografias”, disseram os pesquisadores.

Os achados foram publicados no periódico Analytical Chemistry.

Fonte: UPI

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.