O Outubro Rosa, iniciativa que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, já faz parte do calendário de eventos de saúde no país. A doença fica em evidência durante todo o período, e hospitais, entidades médicas, instituições de saúde e diversos setores da sociedade promovem ações que convidam à discussão sobre a realidade do câncer de mama.

Além da iluminação de ruas, prédios e monumentos, que ganham decoração em tons de rosa para chamar a atenção da população para a questão, a data tem sido cada vez mais aproveitada como uma oportunidade de levar informação para a população.

A campanha “Câncer, e aí?!”, do Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) reúne os meses símbolo do câncer de mama, Outubro Rosa, e do câncer de próstata, Novembro Azul. Serão oferecidas palestras gratuitas para a população, nos dias 24 de outubro e 8 de novembro, sempre às 15h, com as equipes clínicas do Santa Paula e do Hospital Sírio-Libanês. A primeira palestra contará com a participação da jornalista Joyce Pascowitch com um depoimento sobre sua história de superação contra o câncer de mama. Também serão disponibilizados materiais explicativos e educativos sobre prevenção e cuidados com a saúde com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e de diversas empresas. Nas redes sociais, os internautas poderão trocar informações com amigos e familiares, e compartilhar a hashtag #CancerEai.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também aposta na informação da população, que terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer fatores importantes para prevenção do câncer de mama no parque do Ibirapuera, além de orientações sobre diagnóstico precoce, acompanhamento, tratamento e reabilitação. A ação, que acontece dia 19 de outubro, terá atrações interativas, como as ‘mamas amigas’ – simuladores plásticos utilizados para demonstrar a detecção de nódulos pelo autoexame.

O evento  contará com uma Unidade Móvel de Mamografia, onde serão realizados 50 exames gratuitos, por ordem de chegada. Além do evento no Parque do Ibirapuera, dia 21 de outubro o hospital organizou uma palestra do Grupo Amigas da Mama, abordando temas como aspectos emocionais, sexualidade e relacionamento familiar.

Mulheres de peito

O Projeto Mulheres de Peito, em parceria com o Complexo Tatuapé, também está realizando um evento de prevenção ao câncer de mama. realizando um grande evento de prevenção ao câncer de mama. A ação acontece até o dia 19 de Outubro em um lounge,  onde o documentário Mulheres de Peito é exibido ininterruptamente. Além disso, a programação conta com duas 2 palestras por dia com psico-oncologistas, médicos, prestadores de serviço, autores de livros sobre o tema e mulheres que superaram a doença. As palestras serão disseminadas nas redes sociais em posts no facebook. Nos corredores, totens interativos com depoimentos levarão informação ao público visitante. Além disso, entre os dias 14 e 19 de outubro, será disponibilizada ua unidade móvel da G&E para exames.

Redes sociais

Para participar do Outubro Rosa o laboratório Delboni doou 250 mamografias à Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama e convida a população a ajudar a aumentar esse número. A cada 50 compartilhamentos dos posts da campanha ou 50 curtidas na fan Page Outubro Rosa Delboni, mais uma mamografia será doada.

O Oncoguia também utiliza as redes sociais e a internet para promover a mobilização em torno do tema. O Instituto colocou no ar a segunda edição da campanha “Eu sou uma ativista rosa”. A campanha busca, além de alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, homenagear pacientes atingidas pela doença. Neste ano, a pergunta é: Qual o significado do ‘Outubro Rosa’ para você? Para participar é preciso enviar uma foto e uma frase para o Projeto ‘Espaço Cor de Rosa’A campanha acontece até o dia 31 de outubro e para  participar é preciso ser paciente oncológica. As participantes irão concorrer a sorteios de kits de beleza e poderão contar suas histórias e experiências no Portal.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.