Esse ano marca o 40º aniversário da “Guerra contra o câncer” nos EUA. Em janeiro de 1971, o então presidente norte-americano Richard Nixon propôs o “lançamento de uma campanha intensiva para encontrar a cura para o câncer”, dizendo que “o mesmo tipo de esforço concentrado que dividiu o átomo e levou o homem à lua deveria ser dirigido para conquistar essa temida doença”. Num passo legislativo invejável para os padrões atuais, Nixon transformou o Ato Nacional do Câncer em lei em dezembro de 1971. Tal marco proporciona uma oportunidade para introspecção e reflexão e já acendeu muitas discussões sobre quais escaramuças e campanhas foram ganhas ou perdidas e onde ainda se encontram as batalhas na guerra contra o câncer.

Nesse terreno traiçoeiro chega o livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” (“O Imperador de Todas as Doenças: Uma Biografia do Câncer”, em tradução livre e ainda sem edição no Brasil). O oncologista Siddhartha Mukherjee se propôs a escrever um diário de sua experiência como oncologista em treinamento, numa tentativa de lidar com as vicissitudes do brutal primeiro ano do estágio de oncologica médica. Nesse caminho, matou seus demônios pessoais e escreveu uma convincente biografia do câncer.

Alguns podem considerar o livro pouco enfático em relação à importância das terapias locais, enquanto destrincha o desenvolvimento de terapias-alvo. Porém Mukherjee nos lembra de que o câncer é uma coleção de doenças muito mais complexa do que se suspeitava, e que os sucessos são bem menores do que gostaríamos. Mas eles existem e brilham – tamoxifeno, imatinibe, trastuzumabe, platino e antimetabólitos são alguns agentes que mudaram o cenário. Esse livro nos obriga a confrontar alguns raciocínios desleixados e práticas de má qualidade do passado. Ele enfatiza a necessidade de uma abordagem transcendente de prevenção, rastreamento, tratamento e sobrevida na discussão do câncer. E reforça que a boa ciência é, de fato, o fundamento da boa medicina.

Fonte: Lancet

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.