Todos os dias, milhões de crianças em todo o mundo são diagnosticadas com doenças que mesmo seus pais podem achar difícil de compreender. A maioria das crianças não entende suas condições médicas, o porquê dos procedimentos e tratamentos, e muitas vezes têm medo pelo que está acontecendo. É nesse momento que o Medikidz entra em ação!

Medikidz é um grupo de super-heróis com uma missão: explicar a informação médica a crianças em linguagem simples. Em uma série que inclui títulos como “O que há com Lyndon? Medikidz explicam osteossarcoma”, estes cinco super-heróis ajudam as crianças a compreender os tumores cerebrais, melanoma, e vários outros tipos de câncer que afetam as crianças e suas famílias. Para o melanoma, por exemplo, a mensagem principal é a prevenção. Porém, para que as crianças entendam a importância de tomar cuidados com o sol é imprescindível que se explique a elas como os danos do sol podem causar câncer de pele.

Chi, Pump, Skinderella, Axon e Gastro levam as crianças a uma viagem através de Mediland – um planeta com a forma de um corpo humano – para explicar o diagnóstico, investigação, tratamento e prevenção de diferentes condições médicas. Cada livro de 32 páginas é concebido como um romance gráfico com ilustrações vibrantes e personagens atraentes e divertidos, criados para manter as crianças envolvidas.

A ideia é uma iniciativa de Kim Chilman-Blair e Kate Hersov, pediatras que se frustravam com a falta de envolvimento na educação de seus jovens pacientes e com a falta de materiais com linguagem simples e atraente. Os médicos identificaram então uma enorme lacuna quando o assunto é material útil para jovens em torno da medicina e da saúde – a maioria do que existe tem como público apenas os pais.

Atualmente já são 25 títulos de histórias em quadrinhos sobre as condições pediátricas (como epilepsia, escoliose e leucemia), além de títulos que ajudam pais e responsáveis a explicar diagnósticos difíceis para seus filhos. Nessa série já foram publicados “O que há com mamãe? Medikidz Explicam Câncer de Mama” e “O que há com o papai? Medikidz Explicam Melanoma”. Os próximos lançamentos serão “O que há com o vovô?, que explica a doença de Alzheimer, seguidos de câncer do cólon, mal de Parkinson, esclerose múltipla e esquizofrenia.

Os livros são escritos por redatores médicos e clínicos, e posteriormente o conteúdo é analisado por consultores de cada área. Os livros também têm o aval de instituições médicas estabelecidas e bem-conceituadas, tendo estabelecido um Conselho de Assessoria Médica, que consiste em dezenas de médicos proeminentes do mundo, bem como um Conselho Consultivo da Juventude, um grupo de jovens com idade entre 6-16 anos de idade, afetados pela doença, cuja voz e opinião ajudam a direcionar o trabalho.

Medikidz também produz folhetos e brochuras que explicam medicamentos (melhor entendimento pode levar a uma maior adesão) e intervenções hospitalares, como “Medikidz explicam MRI Scan” ou “Medikidz explicam Endoscopia”.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.