Será lançada no dia 28 de novembro a versão 2014 do Atlas de Mortalidade do Câncer. Organizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o lançamento marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

O Atlas tem por objetivo ilustrar as distribuições espaicial e temporal de mortalidade por câncer no país. Com isso, a ferramenta torna-se um espaço virtual para que gestores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da comunicação possam visualizar e analizar a relação entre a mortalidade da doenças e diversas variáveis, como estilo de vida, condições ambientais e diferenças populacionais.

A ideia é auxiliar os profissionais da saúde pública na determinação de prioridades necessárias à prevenção e controle do câncer, além de colaborar com a difusão e o fomento de pesquisas e discussões sobre o tema. “O INCA considera a informação adequada um componente estratégico e fundamental para o controle do câncer. Para expandir o conhecimento sobre a doença à população e qualificar cada vez mais as informações transmitidas, precisamos de fontes confiáveis, como o Atlas, e profissionais de comunicação comprometidos com o trabalho de compartilhar e multiplicar o conhecimento sobre saúde e câncer”, afirma Luiz Antonio Santini, diretor-geral do INCA.

As informações que constam no Atlas são baseadas nos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM (SVS/DASIS/CGIAE), do Ministério da Saúde.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.