O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) anunciou ontem os vencedores da quinta edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, que reconhece esforços na prevenção e combate ao câncer.

A comissão julgadora escolheu vencedores em três diferentes áreas: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. “É um orgulho para o Icesp premiar essas importantes contribuições de profissionais que estão constantemente focados na área oncológica, suas pesquisas e avanços”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

A vencedora da categoria Personalidade de Destaque foi a doutora Angelita Habr-Gama, professora titular da Faculdade de Medicina da USP. O prêmio foi um reconhecimento ao seu trabalho na coordenação de projetos de prevenção ao câncer colorretal. Doutora Angelita é fundadora da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino.

O prêmio para a área de pesquisa foi dado aos desenvolvedores da estratégia de vacinação contra o HPV.

Na categoria de Inovação, os premiados foram os pesquisadores do Instituto Butantan que comprovaram a ação do anticorpo monoclonal humanizado com potencial no combate de alguns tipos de câncer.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.