Oncologista aponta destaques do congresso mundial de câncer de pulmão

Lucianno Santos

Lucianno Santos

Oncologista clínico da Acreditar – Oncologia D’Or
Diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

 

A bela Toronto, no Canadá, foi a escolhida como campo de mais uma batalha contra o câncer de pulmão e outras malignidades torácicas. A cada ano o cenário deste embate muda geograficamente, o que permanece imutável é a disposição e afinco dos especialistas envolvidos na guerra diária contra o câncer. Cerca de 7000 especialistas das mais variadas áreas como cirurgia torácica, oncologia clínica, radio-oncologia, pneumologia, enfermagem e pesquisadores discutiram por 4 dias sobres os avanços e novas descobertas que podem culminar com novas vitórias sobre um inimigo tão atroz.

O Metro Toronto Convention Centre transformou-se numa miniatura de mundo com delegados de cerca de 100 países diferentes simbolizando o empenho mundial nesta tarefa. A cada passo, numa verdadeira Babel de línguas e dialetos, aqui e ali identificavam-se o nosso português, rostos famosos e conhecidos, representando o Brasil, cada vez mais presente em eventos deste porte.

O ponto central da conferência foi o Simpósio Presidencial, ocasião em que foram discutidos os 5 trabalhos mais importantes:

PACIFIC

Estudo positivo com ganho de sobrevida global em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células estádio III tratados com DURVALUMAB após quimioterapia e radioterapia.

ALTA-1L

Comparação entre BRIGATINIB x CRIZOTINIBE nos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células com rearranjo ALK.

NELSON

Estudo essencial mostrando o papel da TC de tórax com baixa taxa de dose no rastreamento do câncer de pulmão.

IMPOWER 133

Oprimeiro resultado positivo da imunoterapia (ATEZOLIZUMABE) no câncer de pulmão pequenas células.

LUME-MESO

Análise importante mostrando a falta de benefício da associação de NINTEDANIB à quimioterapia padrão no tratamento do mesotelioma pleural maligno.

 

O final da conferência abre novos horizontes para todos que atuam em oncologia torácica, deixando um gostinho de quero mais…

… então só nos resta concluir com uma mensagem: a batalha continua, nos veremos em Barcelona 2019.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.