cancer-drugs-hair-col-fran-1-Pacientes com câncer de pulmão tratados com anti-PDL1 e PD-1 podem experimentar o escurecimento dos fios de cabelo em decorrência dos medicamentos. Além de ser curioso, o fato, observado por pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona e publicado na JAMA Dermalogy, pode servir como indicador da eficácia do tratamento.

A pesquisa acompanhou a coloração do cabelo de 14 pacientes e observou que 13 mostraram escurecimento dos fios, sendo que um dele chegou a presentar mechas pretas no cabelo que antes era branco.

cancer-drugs-hair-col-fran

O efeito contrário, despigmentação, é observado em pacientes em pacientes com melanoma tratados com imunoterapia. Isso indica que a mesma droga pode desencadear diferentes processos biológicos dependendo do tipo de câncer. Mais estudos sobre esse efeito também podem ser úteis para entender o vitiligo e a perda da melanina por idade.

Sofia Moutinho

Jornalista multimídia especializada na cobertura de saúde, ciência, tecnologia e meio ambiente. Formada em jornalismo na UFRJ com pós-graduação pela Fiocruz/COC.