Jogos e aplicativos incentivam beneficiários de planos de saúde a apostar em prevenção

Você já ouviu falar em gamificação (ou gamification, no termo inglês)? É uma estratégia bem conhecida de setores como educação e negócios, e que agora chega à saúde. Trata-se de aplicar aspectos de jogos digitais para o controle de atividades relacionadas à saúde.

“A gamificação da saúde, embora com grande potencial de impactar a gestão dos riscos e custos através do incentivo a boas práticas, está mais aquecida no universo dos aplicativos individuais para práticas de atividade física e alimentação saudável do que propriamente na esfera das operadoras de saúde”, afirma Gustavo Guimarães, diretor de saúde e tecnologia da D’Or Consultoria.

As Resoluções Normativas da ANS nº 264 e nº 265 de 2011 incentivam a participação dos beneficiários em Programas de Promoção da Saúde e de Prevenção de Riscos e Doenças e em programas de Envelhecimento Ativo, com a possibilidade de prêmios e descontos nas mensalidades dos planos. Contudo, o único critério que as operadoras podem usar para bonificação, de acordo com as resoluções, é a adesão do beneficiário ao programa.

“De forma direta, isso contribui pouco para as estratégias de gamificação. Não há dúvida de que, diante da grande dificuldade de se sustentar uma mudança comportamental em saúde, a gamificação exercerá papel fundamental nesse processo”, afirma Guimarães.

A utilização desses aplicativos tem se espalhado pelo ambiente corporativo, ainda que  lentamente. Um exemplo é o app lançado pela empresa americana Audax Health Solutions, que mistura rede social com gamificação para acompanhar a saúde dos usuários.

No Brasil, a Avon lançou o app Viva Bem, exclusivo para acompanhar a saúde de seus funcionários, segundo informa a revista Você RH. Após responder a um questionário sobre sua saúde, os  colaboradores podem compartilhar resultados de exames e indicadores de saúde (pressão, diabetes, colesterol, entre outros). A partir desses dados, o app monitora os indicadores do funcionário, sugerindo ações para melhorar a saúde.