Diversos eventos e ações foram realizadas ao redor do mundo para marcar o Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro. Organizada pela União Internacional do Controle do Câncer (UICC), a data tem como principal objetivo combater uma série de mitos sobre o câncer, ajudando a diminuir o estigma e o preconceito em torno da doença. O slogan “Derrube os Mitos” adotado pela UICC para as ações deste ano foi baseado no objetivo 5 da Declaração Mundial do Câncer: “Reduzir o estigma e dissipar os mitos sobre câncer”.

No Brasil, diversas entidades tradicionalmente tidas como referência no tratamento e no combate à doença, como o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) e o Instituto Fernandes Figueira (IFF), ligado à saúde da mulher, aproveitaram a data para divulgar informações e realizar campanhas de prevenção e tratamento. Em algumas cidades, os hospitais e as secretarias municipais de saúde realizaram mutirões de exames e diagnósticos. Algumas dessas campanhas foram reforçadas pelo fato de o dia 5 de fevereiro ser marcado como Dia Nacional da Mamografia.

Entidades ligadas ao tratamento do câncer, como a Femama, também aproveitaram a data para a realização de eventos como workshops e treinamentos voltados para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Outras associações utilizaram o gancho da data para impulsionar campanhas, como a Doe Balões, da Abrale.

No resto do mundo também aconteceram diversos eventos para reforçar a importância de se combater os mitos que cercam o diagnóstico e o tratamento do câncer. No México, por exemplo, o tema será alvo de debates organizados pela Associación Mexicana de Lucha contra el Cáncer durante todo o mês de fevereiro. Entre as atividades programadas está a distribuição de folhetos informativos nas principais estações de metrô da capital do país. Nos Estados Unidos, o foco da campanha do The George Washington University Cancer Institute foi a prevenção, incentivando parceiros, estudantes e funcionários a adotar um estilo de vida mais saudável, como abandonar o cigarro e iniciar a prática de atividades físicas.

Ao todo, segundo a organização do World Cancer Day, quase 650 eventos aconteceram ao redor do mundo para marcar a data.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.