Um estudo francês sugeriu que homens que começam a perder cabelo aos 20 anos podem ter mais probabilidade de desenvolver câncer de próstata quando forem mais velhos.

O estudo, que envolveu 388 homens com histórico de câncer de próstata e 281 sem esse histórico, observou que aqueles com histórico tinham duas vezes mais probabilidade de calvície precoce se comparados ao grupo controle saudável, segundo Phillipe Giraud, do Hôpital Européen Georges Pompidou, em Paris, e colegas.

Entretanto, o estudo não encontrou relação entre a perda de cabelos aos 20 anos e um diagnóstico precoce do câncer de próstata ou a agressividade do tumor, Giraud e cols relataram no Annals of Oncology.

Os pesquisadores ressaltaram que atualmente não há evidência de benefício para um rastreamento geral para câncer de próstata e sugeriram que seu estudo pode ajudar a identificar um sub-grupo de homens que se beneficiariam tanto do rastreamento quanto de um possível tratamento precoce.

“Nós precisamos de uma forma de identificar os homens que têm um alto risco de desenvolver a doença e que podem ser alvo de rastreamento, além de considerados para quimioprevenção usando drogas anti-androgências como finasteride”, disse Giraud. “Calvície aos 20 anos pode ser um dos fatores de risco facilmente identificáveis, mas é necessário mais trabalho para confirmar isso.”

Fonte: MedPage Today

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.