Os laboratórios Bionovis e Merck anunciaram no último dia 11 a concretização de uma parceria para o desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos biológicos no país. Um dos principais focos do acordo de colaboração entre as duas empresas é a linha de medicamentos contra o câncer.

O negócio marca a estreia da área de biossimilares da Merck na América Latina. A unidade foi fundada em 2012, como forma de a farmacêutica centrar esforços no desenvolvimento deste tipo de medicamento. No Brasil, o setor tem recebido atenção recente de grandes empresas e do governo. Um dos exemplos é a própria Bionovis, criada com apoio do governo a partir de uma parceria entre os laboratórios Aché, EMS, Hypermarcas e União Química.

O acordo prevê que a Merck seja o fornecedor exclusivo de tecnologia para a Bionovis, de forma de produzir os medicamentos biológicos do laboratório no Brasil. A colaboração faz parte das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo, programa de transferência de tecnologia patrocinado pelo Governo Federal, que tem por objetivo aumentar a capacidade de produção de produtos biológicos no país.

A concretização da parceria só será confirmada após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.