Evento trará resultados inéditos de grandes estudos clínicos de fase três

A reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2018), maior evento internacional da área, vai reunir mais de 30 mil oncologistas e profissionais de saúde envolvidos no cuidado do câncer em Chicago, entre 1 e 5 de junho. O tema deste ano será medicina de precisão Delivering Discoveries: Expanding the Reach of Precision Medicine e a revista Onco& estará lá trazendo notícias em tempo real.

O evento vai trazer mais de 2.600 apresentações de trabalhos. São esperados resultados inéditos de grandes estudos clínicos de fase três. Entre os destaques, novidades no tratamento de câncer de mama com terapia alvo, biópsia líquida com next generation sequencing, imunoterapia para câncer de pulmão, novos protocolos para o tratamento do câncer colorretal, terapia neoadvujante para câncer de pâncreas, entre outros.

Dentre os estudos a serem apresentados na sessão plenária do encontro, está um estudo randomizado de fase 3 que avalia o uso de quimioterapia e terapia hormonal em comparação com terapia hormonal isolada para câncer de mama com base em um teste genético. Outro destaque é também um estudo de fase 3 com quimioterapia de baixa dose após o tratamento padrão em crianças com rabdomiossarcoma de alto risco.

O evento também vai trazer trabalhos sobre qualidade de vida e adesão a tratamento. Um dos estudos de destaque vai abordar o uso de novas smartphones e sensores para monitorar sintomas e reações ao tratamento.

Cadastre-se para receber as notícias da ASCO 2018

 

Sofia Moutinho

Jornalista multimídia especializada na cobertura de saúde, ciência, tecnologia e meio ambiente. Formada em jornalismo na UFRJ com pós-graduação pela Fiocruz/COC.