Sem grandes surpresas, o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) encerra esta 49ª edição com uma resposta já aguardada:  o  tratamento pelo período de 10 anos com tamoxifeno na adjuvância do câncer de mama ER+ é superior ao tratamento de cinco anos. É o que confirmou o estudo britânico aTTom , de fase III, que  mostrou os benefícios da terapia prolongada e avançou de forma propositiva em uma controvérsia que dividia a comunidade médica .

“O tratamento por 10 anos é ainda melhor que o tamoxifeno por cinco anos”, atestou Richard Gray, da Universidade de Oxford, um dos autores do estudo que traz a confirmação a partir de uma casuística bastante robusta. A investigação avaliou 5 mil mulheres com um seguimento de  mais de 10 anos, e os resultados mostraram que no grupo tratado pelo período prolongado o número de casos de recorrência da doença foi inferior ao braço que recebeu o quimioterápico por cinco ano (17,7% versus 19,3%).

O risco de morte pela doença também foi 23% menor no grupo de 10 anos, em outro evidente benefício do tratamento prolongado, confirmando os  achados que o ATLAS já sinalizava em relação à terapia ampliada no câncer de mama ER2+.

Radioterapia X cirurgia

No câncer de mama triplo negativo, a controversia entre cirurgia ou radioterapia na axila positiva também extraiu  um dado a mais desta 49ª ASCO. A resposta veio do estudo AMAROS, que investigou  4.806 pacientes com tumor invasivo. Desse universo, as pacientes que apresentaram linfonodo axilar positivo  foram randomizadas para receber radioterapia (681) ou cirurgia (744), com um follow up de 6,1 anos. No primeiro ano, o estudo revelou que as pacientes submetidas à cirurgia tiveram mais linfedema que o grupo tratado com radioterapia (40% versus 20%) e nos anos seguintes o número de pacientes com linfedema diminuiu, mas a diferença continuou favorecendo a radioterapia (28% versus 14%), que fica recomendada  como alternativa muito bem vinda no momento em que a ASCO parece conferir novo relevo ao conceito de qualidade de vida (QoL).

revista-onco

Oncologia para todas as especialidades.